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4 TRUQUES DE MINDFULNESS PARA TERMINAR A SEMANA BEM

03 Set

Descubra o que é mindfulness e quatro truques práticos para testar agora mesmo.

A ausência de atenção no momento presente é algo muito comum na nossa rotina. Apesar de estar presente no momento parecer bastante óbvio, a capacidade de focar 100% em algo é muito subestimado e tem um valor inestimável. Parte da culpa dessa desatenção está nos muitos estímulos que recebemos, pensamentos no futuro ou passado, celular, etc. Diversos estudos já foram feitos acerca do assunto e eles apontam que 47% do tempo nossa mente está dispersa e distraída em pensamentos. Isso pode afetar nossa vida pessoal, profissional e até mesmo gerar problemas como ansiedade e estresse. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a se conectar com o presente e levar uma vida mais calma e leve!

MINDFULNESS: O QUE É

Mindfulness vem da junção de duas palavras em inglês. Mind (mente) e Fulness (completo, cheio). Ou seja, a presença total na atividade que está sendo realizada no momento. Também chamando de Atenção Plena, essa técnica consiste em focar sua atenção em cada detalhe do seu presente, como respiração, sons, cheiros, cada movimento e situação. Parece simples e banal, mas é um exercício intencional que requer dedicação. Com pequenas mudanças de hábito conseguimos inserir essa prática no nosso dia a dia, conectando a ação e o pensamento. Se você ainda tem dúvidas da importância da Atenção Plena, separamos aqui alguns benefícios do mindfulness: aumenta a capacidade de concentração e estimula a criatividade, reduz os níveis de estresse, insônia e o envelhecimento do cérebro, ajuda a desenvolver inteligência emocional e aprofunda o autoconhecimento. Incrível né? Então vem com a gente nas dicas para aplicar na sua rotina!


PRESTE ATENÇÃO NOS DETALHES

Uma dica valiosa para se conectar com o momento presente é prestar atenção em todos os detalhes a sua volta. Desde as sensações, os cheiros, os sons... Olhe para todos os detalhes e perceba eles. Repare em como você come, nas texturas, na mastigação. Coma com calma e se conecte com o momento. Repare até como você se locomove, como seu corpo se mexe, as sensações, o vento batendo. Dentre os detalhes, preste atenção também nas pessoas a sua volta e nas conversas. Ouça com atenção, desligue sua mente de pensamentos fora do momento presente. Colocando atenção nas atividades e momentos mais simples, podemos nos conectar e exercitar a Atenção Plena.


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REDUZA SEU TEMPO NO CELULAR

O celular é uma ótima forma de distração e facilmente perdemos horas rolando feeds de redes sociais e enchendo nossa mente com as mais diversas informações. Pode ser um momento prazeroso, mas constantemente nos faz perder a concentração e o foco, e ocupa um tempo enorme do nosso dia. O celular é o dispositivo que mais caminha na direção oposta da Atenção Plena. Somos sugamos com tantos estímulos e conteúdos que não conseguimos absorver todas essas informações. Por isso, tente aos poucos reduzir o seu tempo no celular, estipular alguns horários para não usá-lo e quando tiver alguma atividade, deixe o celular de lado. Longe das notificações e da tentação digital é mais fácil para conseguirmos praticar o Mindfulness e nos conectarmos com o presente.


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UMA ATIVIDADE DE CADA VEZ

Um hábito muito comum na nossa rotina é o multitasking, que consiste em fazer várias atividades ao mesmo tempo. Quando realizamos mais de um afazer simultaneamente, o nosso cérebro se cansa mais e não conseguimos colocar toda a nossa energia em tudo. A principal dica é listar todas as suas atividades e organizar o seu dia, assim você consegue fazer uma coisa de cada vez e focar nela, estando 100% presente. Dessa forma, você também reduz o cansaço mental e pode notar sua produtividade aumentando significamente.


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MEDITAÇÃO

A meditação é uma prática milenar que nos leva ao encontro do Mindfulness. Na meditação precisamos parar tudo e nos concentrar na respiração, tendo assim, atenção plena. Conseguindo unir a mente e a respiração, conseguimos acalmar os pensamentos e relaxar tanto o nosso corpo como a nossa cabeça. Se você tem interesse em dicas para inserir a meditação como aliada na sua rotina, pode clicar aqui que te ajudamos a entender e aderir esta prática.


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