Neste mês de setembro a Arezzo comemora 50 anos de história! E para marcar este feito, escolhemos cinco produtos importantes da nossa história para representar cada década de vida. E para deixar esse momento ainda mais especial, convidamos cinco estilistas brasileiros da nova geração para reinterpretarem o ícone de cada década. O resultado final foi fotografado por Gabriela Schmidt, Guilherme Nabhan, Juliana Rocha, Lufre e Pedro Napolinário, cinco dos principais fotógrafos da geração atual, nos pés de algumas das personalidades e profissionais criativos mais influentes do momento.
Os anos 80 foram marcados pela inserção do vestuário masculino na moda feminina, como os ternos de alfaiataria. Este visual marcado principalmente pelas ombreiras, costumava acompanhar nos pés modelos de oxfords e mocassins. Por esta tendência da época, e por uma grande campanha de mocassins da marca nos anos 1980, o produto escolhido da época é um mocassim. Ele foi reinterpretado pela estilista Laura Cangussu, e sua campanha contou com Malia, Maitê Faitarone e Lara Spoth.
Criada pela estilista Laura Cangussu, a marca, que carrega seu nome, tem como essência a simplicidade e a elegância sem esforço. “Simplicidade não quer dizer simplismo.”, diz a estilista ao reforçar que não tem medo de utilizar essa palavra no mundo da moda para descrever seu DNA. Em um mundo inundado por muito excessos, a marca procura ir à contramão, buscando simplificar processos.
Laura Cangussu assumiu a releitura do mocassim, um calçado que tem tudo a ver com a simplicidade atemporal da marca. O modelo ganhou força no Brasil nos anos 80, ocupando o guarda-roupas de todos os gêneros, pois transitava entre o casual e o elegante, sempre mantendo o conforto e o estilo. O mocassim se tornou um ícone atemporal e popular, renovando-se através dos anos.
Para sua releitura, a estilista se inspirou num mocassim que ganhou de sua mãe na década de 80, e explorou acabamentos manuais e materiais naturais, tradicionais de sua marca. O diferencial ficou com a aposta da sola mais pesada - que imprimiu um ar cool e moderno ao modelo, atrelando o passado ao presente de forma leve e simples, como a própria marca de Laura.