Pular navegação

FAQ CONCURSO CULTURAL DE CINEMA FEMININO

09 Set

Tire aqui suas dúvidas sobre o Concurso realizado pela Arezzo + Instituto Dona de Si

O Concurso Cultural de Cinema Feminino é uma iniciativa da Arezzo em parceria com o Instituto Dona de si para fomentar a produção audiovisual por mulheres brasileiras. O concurso selecionará e produzirá os 5 melhores roteiros, selecionados por um time de mulheres incríveis!


Caso você tenha interesse em participar, mas possui algumas dúvidas, fizemos um compilado com as principais informações sobre o concurso, confira abaixo.

Quem pode participar?

Roteiristas que sejam do gênero feminino e aquelas que se identifiquem com o gênero feminino (transexuais e/ou transgêneros, nos termos do Decreto nº 8.727/2016), brasileiras natas ou naturalizadas, residentes no território nacional, maiores de 18 anos e que possuam, comprovadamente, ao menos, 02 (dois) anos de experiência como autoras ou roteiristas (de peças teatrais, livros, colunas, artigos jornalísticos, roteiros de obras audiovisuais, dentre outras possibilidades).

Qual é a temática do concurso e qual o briefing?

A temática do concurso é 'O protagonismo feminino no dia-a-dia'


'Nós, mulheres, estamos vivendo o “alto-verão” do nosso protagonismo em nossas vidas. É tempo de percebermos como a nossa liderança acontece em pequenas ações cotidianas que mudam nossa perspectiva a longo prazo. Estamos mais confiantes, capazes, temos aliadas, exercitamos nossa empatia e nossa sororidade, mostrando ao mundo que JUNTAS SOMOS mais e melhores'. 


Sobre o roteiro


Cada roteiro enviado deverá ter no máximo 05 (cinco) páginas em formatação master scenes e o arquivo digital deverá estar em um dos seguintes formatos: (i) finaldraft (.fdx); (ii) pdf.; ou (iii) Word (.doc ou .docx)


Além disso, cada roteiro deverá ter no máximo 03 (três) personagens/atores e 02 (duas) locações internas.


Reflita sobre o tema proposto e sobre o briefing acima e crie a sua história ficcional que mostre, através da sua dramaturgia,

???como o protagonismo feminino acontece, emocionalmente, em nossas vidas, diariamente. 


Como posso enviar meu roteiro para o Concurso Cultural de Cinema Feminino?

Para enviar seu roteiro, você deve acessar o site nesse link, preencher os dados do formulário com os arquivos necessários, aceitar os termos do regulamento (leia atentamente ele nesse link) e pronto, só torcer! Aproveite para seguir as redes sociais da Arezzo e do Instituto Dona de Si para acompanhar as novidades sobre o concurso!

Até qual data eu posso enviar meu roteiro?

Você pode enviar seu roteiro até às 23h59min do dia 20 de setembro de 2019. Após este horário, o período de inscrição estará encerrado.


A divulgação do resultado dos roteiros selecionados se dará no dia 24/09/2019, até as 23:59hs, por meio de contato telefônico e de e-mail para o número de telefone e endereço eletrônico informados no ato de inscrição.

Quais serão os critérios de classificação para a seleção dos melhores roteiros?

Os melhores roteiros serão classificados de acordo com os temas abaixo: Aderência ao tema; Originalidade e Curriculum da candidata.

Qual será a premiação?

Os 05 (cinco) roteiros selecionados pelo presente Concurso serão premiados da seguinte forma:


As autoras dos roteiros selecionados receberão, de modo gratuito, mentoria do INSTITUTO DONA DE SI, durante o período de uma semana na cidade do Rio de Janeiro, em data ainda a ser informada pelo INSTITUTO DONA DE SI. Tal mentoria tem o objetivo de qualificar e aprimorar os roteiros selecionados, sendo informado posteriormente pelo INSTITUTO DONA DE SI exatamente os detalhes de como irá funcionar esta mentoria.


Serão produzidas adaptações dos roteiros vencedores no formato de Curta-Metragem para as seguintes obras audiovisuais (“Versões”), em cronograma a ser definido pelo INSTITUTO DONA DE SI:


  • Versão completa de 5’ (cinco minutos) de cada Curta (o “Curta”);
  • Versão de 1’ (um minuto) de cada Curta produzido;
  • Versão de 30’’ (trinta segundos) de cada Curta produzido;
  • Versão de 15’’ (quinze segundos) de cada Curta produzido;
  • Versão de 25’ (vinte cinco minutos) compilando os 5 Curtas produzidos;
  • Será registrado making of do processo (“Making Of”), desde o lançamento do concurso até a finalização dos Curtas e de suas Versões.


As despesas com passagens e hospedagens das vencedoras estão inclusas na premiação!

Para saber mais informações leia os termos gerais


você também vai gostar