Neste mês de setembro a Arezzo comemora 50 anos de história! E para marcar este feito, escolhemos cinco produtos importantes da nossa história para representar cada década de vida. E para deixar esse momento ainda mais especial, convidamos cinco estilistas brasileiros da nova geração para reinterpretarem o ícone de cada década. O resultado final foi fotografado por Gabriela Schmidt, Guilherme Nabhan, Juliana Rocha, Lufre e Pedro Napolinário, cinco dos principais fotógrafos da geração atual, nos pés de algumas das personalidades e profissionais criativos mais influentes do momento.
Os anos 1990 foram marcados por uma era grunge, em contrapartida, surgiram grandes nomes de top models que elevaram o mundo da moda. Essa grandes modelos se jogaram muito na tendência minimalismo, que muitas vezes flertava com o universo sexy, fazendos dos scarpins e das sandálias de tiras finas must-haves. Já no final da década, com a criação e o sucesso da série Sex and the City , a paixão da personagem Carrie por sapatos ajudou a firmar o scarpin em um grande ícone da década. Tamanho o sucesso, que o scarpin foi o nosso escolhido para representar a década e ser repaginado por Teodora Oshima. A campanha contou com a presença de Sheila Bawar, Marcela Vivan e Alexia Duttra.
Teodora Oshima iniciou os trabalhos de sua marca própria em 2020, logo se tornando um nome de destaque na moda. A estilista uniu sua ancestralidade nipo-brasileira com o apreço por técnicas manuais para definir o DNA com ar vintage da marca, assim, suas peças também carregam acabamentos riquíssimos – tais como nervuras, pregas e plissados.
Teodora ficou à frente do processo de releitura do Scarpin, modelo clássico e amado por décadas. Símbolo de elegância e classe, o calçado ganhou popularidade nos anos 40 e foi eternizado ao longo dos anos. Na década de 90, o modelo ganhou o coração dos amantes de moda quando foi eleito o “queridinho” do momento pelas supermodelos da época - como Kate Moss, Naomi Campbell e Claudia Schiffer.
Assim, as inspirações de Teodora para a releitura não poderiam ter sido diferentes, a estilista voltou seu olhar para os anos 90 e seguiu seu processo criativo, de “Sex and the City” à Gucci de Tom Ford, ambientaram as pesquisas a criação do Scarpin. O foco nos detalhes de acabamento foi a escolha para imprimir o DNA da marca Teodora Oshima, o detalhe frontal de nervuras trouxe o universo da marca sem perder a essência da década.