MAPA NATAL, MAPA DO ANO E SINASTRIA: ENTENDA O QUE SÃO E COMO OS ASTROS INFLUENCIAM A NOSSA VIDA

30 Jan

Conheça os principais tipos de mapas astrológicos, para que servem e como interpretar as informações

Você com certeza já deve ter ouvido alguma dessas frases: “Taurino adora comer”, “Geminiano é duas caras”, “Leonino ama ser o centro das atenções”. Embora populares, são afirmações genéricas e não têm base na chamada Astrologia Real. A Astrologia é um sistema complexo de análise que não se baseia no signo solar (o mais conhecido, o signo do nascimento) e sim em vários elementos de um Mapa Astral para fazer uma análise individualizada, que serve como um guia para todas as áreas da vida. Por isso que se fala que uma pessoa não é (apenas) seu signo solar, ela é todo o mapa.


Alguns dos principais tipos de mapa são:

Mapa Natal: o Mapa Astral do nascimento, que mostra o potencial de vida do indivíduo.

Mapa do Ano ou Revolução Solar: as perspectivas para o ano pessoal.

Sinastria: a compatibilidade e o potencial nos relacionamentos.


Cada Mapa é calculado para fins específicos e tem seu potencial analisado por um astrólogo. Apesar de não ser considerada uma ciência, a Astrologia é baseada em cálculos matemáticos e não tem nada a ver com adivinhação ou vidência. Existem várias ferramentas gratuitas e sites que calculam o mapa (ou a mandala, como se chama comumente), mas a leitura de um astrólogo é fundamental para interpretar cada aspecto do mapa de forma aprofundada.

Saiba o que é o Mapa Natal

O Mapa Natal é uma equação matemática que leva em consideração a data, hora e local de nascimento. Com base nisso, é calculada a posição do céu no momento em que a pessoa veio ao mundo. Esse mapa serve como um guia para a vida na linguagem astrológica. É como uma novela que mostra toda a história: ali estão todos os acontecimentos, as oportunidades e os desafios de autoconhecimento. Então, se você viver 90 anos, esses 90 anos estarão ali desenhados - em forma de perspectivas e potencialidades.


Signos, Planetas, Casas, Aspectos, Dignidades e Debilidades e até a diferença de ser diurno e noturno, essas informações são todas analisadas por um astrólogo na leitura do mapa. Em que signo está cada casa, onde está cada planeta, quais os aspectos formados por cada planeta e se são favoráveis ou não, são algumas das questões observadas.


Veja o exemplo do mapa da supermodelo Gisele Bündchen, logo ao lado: o mapa mostra um grande potencial na carreira, inclusive internacional. Como? Marte, planeta da ação, em um signo (Libra) ligado à moda, justamente na área do mapa da carreira. E ainda um Júpiter, planeta benéfico e de ganhos, na área internacional (casa 9).


É preciso entender que, assim como uma novela, o mapa tem capítulos. Gisele vivendo um capítulo aos 13 anos, por exemplo, ainda nem sonhava com as passarelas internacionais. Os capítulos (experiências) se desenvolvem com o tempo. O legal é que sabendo suas potencialidades e os momentos de oportunidade a partir do mapa, você pode aproveitá-los da melhor maneira. Assim como administrar as circunstâncias mais tensas da vida.

Mapa do Ano ou Revolução Solar

Depois de compreender o seu potencial no Mapa Natal, agora é hora de calcular o Mapa do Ano - para entender melhor os capítulos do mapa (ou da vida) que falamos acima.


Também chamado de Revolução Solar, esse Mapa é calculado a partir da data do aniversário. Por exemplo: se a pessoa faz aniversário no dia 20 de dezembro, o Mapa do Ano vai mostrar todos os aspectos do seu aniversário atual até o próximo.


Para isso, o astrólogo usa técnicas específicas como Trânsitos, Firdaria, Profecção, Lunações, Ciclos Planetários, Progressões, entre outros, para avaliar o potencial do momento. Afinal, qual capítulo do seu Mapa Natal irá se desenvolver esse ano? Ao contrário do que se pensa, uma previsão astrológica não é uma adivinhação qualquer. É como uma análise econômica ou social feita por especialistas: avalia-se um contexto, as condições passadas e as perspectivas futuras, dentro de parâmetros de análise de uma metodologia específica.


Por exemplo, o divórcio do ator Johnny Depp com a atriz Amber Heard foi tortuoso: ele possui no Mapa Natal um Saturno, que pode indicar dificuldades, justamente na área dos relacionamentos (casa 7). Na época do julgamento (Amber e Depp se processaram mutuamente por difamação), ele estava passando pelo seu segundo retorno de Saturno. Entretanto, o Saturno dele está em dignidade (favorável) e, apesar de tudo o que aconteceu, a situação foi resolvida e ele ganhou o processo.


Sinastria

Além do Mapa Natal e do Mapa do Ano, ainda temos a Sinastria. Essa técnica serve para saber a compatibilidade entre duas pessoas em diversas áreas da vida. Nesse caso, avalia-se o mapa de cada pessoa e depois o mapa da relação. A Sinastria serve para qualquer tipo de relação, seja ela amorosa, familiar ou de negócios.


Por exemplo, os mapas do casal real, Príncipe William e Kate Middleton, possuem vários pontos favoráveis e de compatibilidade, tanto no âmbito emocional quanto intelectual. Porém, o casal teve uma separação breve em 2007 justamente quando Saturno tensionava um ponto entre Vênus, o planeta que representa o que cada um ama, gosta e tem prazer, no mapa deles. O mapa de Sinastria também tem outros pontos de tensão, muitas vezes pela exposição pública e expectativa externa. Esse mapa, inclusive, será muito estimulado nos próximos anos, com momentos importantes de decisão entre 2025 e 2026.


Você também vai gostar